Em 1990 apareceu nas lojas de discos independentes e underground uma demo chamada “Clamor”, cuja autoria era de Tilo, que pela primeira vez usou o nome Lacrimosa. Essa demo tinha duas canções, “Requiem” e “Seele in Not”, uma mistura da música gótica e clássica com notas que penetravam no funda da alma e letras que refletiam a miséria humana.
Assim, um ano depois, diante da falta de liberdade criativa por parte das gravadoras, Tilo decice assinar com a hoje celebre Hall of Sermon, tendo total responsabilidade pelo êxito ou fracasso econômico do projeto, sem ser questionado por ninguém neste assunto. Tilo Wolff deu tudo de si para conseguir independência e liberdade artística, e essa continua sendo uma das características da Hall of Sermon.
Então, Tilo começa a coletar material para editar seu primeiro álbum, o resultado foi “Angst” (1991). Angst concretizou a proposta inciada com a demo Clamor. Angst sempre será um disco que move sentimentos. Ele se propagou rapidamente pela Europa e reavivou a cena gótica, que estava praticamente morta.
Em 1993, aparece um single chamado “Alles Lüge”, o qual contém quatro canções. O som deste single é bastante distinto aos trabalhos anteriores, mas conservou toda a escência dos trabalhos anteriores. Neste single também se incorporou de maneira definitiva a bateria.
Assim, Alles Lüge dá a entender que o próximo álbum de estudio será algo extraordinário. E assim foi... No mesmo ano de 1993, a banda lança seu terceiro álbum, “Satura”. Este álbum tem letras mais pessoais, muitas sobre a vida de Tilo. Erinnerung é um exemplo.
Para ajudar a fazer o tour da banda, Tilo pediu ajuda a uma garota chamada Anne Nurmi, nascida na Finlândia e fundadora da banda Two Witches, para que o apoiasse com os teclados nos shows ao vivo.
Ao término do tour, Tilo propõe a Anne a possibilidade dela se incoporar a banda permanentemente. Essas são as palavras de Anne – “Foi uma decisão difícil, depois de tudo tive que abandonar a banda que ajudei a criar... Mas Lacrimosa era definitivamente meu lugar.” E assim foi, agora Lacrimosa era uma banda de duas pessoas.
Com Anne ao seu lado, Tilo começa a ter de tudo para lançar um novo single. “Schakal” foi lançado em 1994 e mostra a que o som da banda havia se convertido. O som seguia o mesmo estilo emocional, mas havia uma diferença, Lacrimosa agora era uma banda de Metal. A música que da o título ao single, é uma das melhores já composta pela banda. Além disso, o que supreendeu os fãs foi a incorporação de sons sinfonicos ao disco, o qual se converteu em marca registrada da banda. Anne era o que faltava a banda, com uma imagem vampiro-gótica ela é capaz de interpretar das notas mais doces ou aos sons mais barulhetos, e esbanja talento nos teclados.
Em 1995, a banda lança “Inferno”, considerado por muitos como a obra-prima do Lacrimosa. Inferno causa impacto. O som é definitivamente mais pesado, completamente adepto ao metal, mas ainda com características da música clássica. Foi deste CD que saiu a música “COPYCAT”, cosiderada por muitos como o hino da banda. Em 1995 também foi lançado um video intitulado “The Clips 1993-1995.”
1996 foi um ano especial para Tilo e sua banda. Tilo recebeu o “Alternative Rock Music Award” e a banda lançou mais um single, “Stolze Herz” que é também uma das faixas do mesmo.
Em 1997 “Stille” é lançado. É um disco mais versátil não só visando o público gótico e sim à todos os bons fãs do metal. Neste mesmo ano mais um video é lançado, “The Silent Clips.”
Já em 1998 respondendo ao público que não havia tido uma oportunidade de sentir o poder da banda ao vivo, é lançado o álbum “Live”, com as canções mais famosas da banda acrescida de uma jamais vista antes, “Darkness.”
Em 1999 o single “Alleine Zu Zweit” é lançado, e mostra uma nova cara da banda, no qual o som sinfonico se mostra indispensável, e assim com a ajuda da Orquestra Sinfonica de Londres, o single dispõe de duas versões da mesma música: “Alleine Zu Zweit” e “Alleine Zu Zweit (Torris Vita)”, sendo que a segunda é uma versão totalmente adaptada pela Sinfonica de Londres.
Este single, anunciou a chegada de um novo álbum de estúdio, o “Elodia.” Elodia é uma opera-rock dividida em três atos, um trabalho impecável.
A banda diz, que apesar de seu sucesso fora do mundo underground, eles não pretender se deixar influenciar por opiniões externas e isto, as vezes, rendem-lhes algumas críticas por seu individualismo. Mas eles continuam firmes em sua postura e ideologia e assim podemos desfrutar a música de uma banda realmente genuína.
0 comentários:
Postar um comentário